Um blog sobre Itália by Ana Borralho

La Bella Italia

Melanzane alla Parmegiana

Posted by ana on 8 de Fevereiro de 2012 in Receitas with 6 Comments


Melanzane será um nome que me ficará preso na memória para o resto da vida. A Melanzane italiana não é mais do que a nossa beringela, mas como nunca usei este vegetal até vir para Itália o nome que associo mentalmente a este é o de melanzane e por isso custa-me a lembrar o seu nome em português … agora vou compreendendo um pouquinho… mas só mesmo um pouquinho os emigrantes, principalmente os que estão em França, que vão para Portugal falar francês :P .

A mozzarella é outro alimento que eu também nunca tinha comprado em Portugal, porquê? Sei lá!! Para os mais distraídos, a mozzarella é uma variedade de queijo italiano feito com leite de búfala ;) .

A receita que vou aqui apresentar é Melanzane alla parmegiana à minha maneira que é baseada nestes dois ingredientes. Devo avisar que costumo cozinhar “a olho”, ou seja, as quantidades da maioria dos ingredientes é ao gosto do freguês :D

2 Beringelas
Azeite
Tomates (ou congelados que é mais fácil de desfazer ou aqueles em lata)
1 cebola grande ou duas médias
Sal
Pimenta
Manjericão fresco
3 bolas de mozzarella
Queijo parmesão ralado

Primeiro lavam-se as beringelas e cortam-se às rodelas. Na receita original a beringela é frita, eu como acho que fica um prato demasiado gordo e pesado não as frito, normalmente grelho-as, ou num grelhador, ou no forno, usando uma grelha. Quando faço no forno ponho um pouco de azeite para não ficarem muito secas.

O molho não é mais que um simples refogado, picam-se ou cortam-se em rodelas finas as cebolas e fritam-se em azeite. Depois de a cebola começar a ficar transparente juntam-se os tomates, mexe-se um pouco e adiciona-se o manjericão, uma pitada de sal e pimenta, deixa-se o molho apurar em lume brando por cerca de 20 minutos (ou então vão provando como eu faço).

Corta-se a mozzarella às fatias.

Agora vamos para a linha de montagem :)

Primeiro forra-se o fundo do tabuleiro com uma camada de beringela, seguido de uma camada de mozzarella, e por fim o molho….volta-se a colocar mais uma camada de beringela, outra de mozzarella  e outra de molho de tomate, acabamos a linha de montagem com uma ultima camada de beringela, molho e finalmente o queijo parmesão ralado.

Leva-se o tabuleiro ao forno até começar a borbulhar e ter um ar apetitoso.

Bom apetite, pois ao contrário da receita anterior esta pode ser facilmente feita em Portugal. Eu adoro esta receita…é muito gulosa.

 

 

 

 

Neve em Frascati

Posted by ana on 4 de Fevereiro de 2012 in Quotidiano with No Comments


Neve em Frascati

Quando vim morar para Itália, nevou em Frascati, que é a cidade onde vivo, se não sabem. Na altura perguntei à minha senhoria se era usual tal acontecer, ao que ela me respondeu “mais ou menos de 3 em 3 anos”. Isso foi à 2 anos atrás :) . Desta vez porém nevou bem mais, que os “ferrapos” da última vez.

Quando acordámos esta manha o nosso jardim estava lindo…coberto de neve :) . Pena ter nevado durante a noite, assim só pudemos desfrutar da neve que estava caída no chão. Na quinta-feira fomos às compras e comprámos botas para todos e umas calças de neve para o Guilherme. Hoje foi só acordar, vestir e ir brincar ;) .

Passeámos, tirámos fotografias, atirámos bolas-de-neve uns aos outros e até houve tentativa de fazer um boneco de neve, não fosse a nossa miniatura dar cabo dele antes do pai ter tempo de lhe colocar os olhos ou o nariz.

Este ano Itália está debaixo de um branco manto de neve – e com muito frio – e aqui não foi exceção. Nos próximos dias não está prevista queda de mais neve (pelo menos em quantidade) e como a neve é uma coisa rara … possivelmente só daqui a dois ou três anos :)